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COMO MONTAR E ORGANIZAR UM BUFFET

Conteúdo Programático:

• Conceito de Empresa de Buffet:
Estudo do setor. Situação do mercado. Perspectivas e mudanças. Viabilidade de negócio.

• Legislação Específica:
Noções de legislação sanitária, trabalhista, tributária e código do consumidor. Opções de operação para funcionamento de empresas de buffet.

• Operação de Buffet:
Tipos de Buffet e eventos. Tipos de serviço e normas básicas de etiqueta e protocolo. Cálculos de RH. Formas e métodos de contratação. Trabalhando com os serviços terceirizados (locação de espaços, mobiliários e serviços no geral). Noções de elaboração de cardápios formais e informais. Cálculo de custos de alimentos e bebidas. Cálculo de quantidade e qualidade da brigada. Cálculo de quantidades de alimentos e bebidas. Levantamento de custos. Procedimentos em segurança alimentar e ambiental durante o serviço.

• Vendas e Registros de Operações:
Trabalhando a necessidade do cliente, limitações e orçamentos. Elaboração de contratos, orçamentos, check list, ordem de serviços, solicitações e outros documentos para um evento. Espaços de eventos.

• Decorações de Ambientes:
Tipos de eventos. Planta baixa. Teoria das cores. A iluminação. O mobiliário e os enfeites. Paisagismo e arranjos florais: flores do campo, flores tropicais, flores nobres e clássicas.


Periodo: Manhã(8h30 às 12h), Noite(19h às 22h30) ou Sábado(8h às 13h)
Duração: Manhã ou Noite 06 Dias (21 Horas) ou Sábado 04 Dias (20 Horas)
Preço Normal: R$1.268,00

Governança Hoteleira / Hospitalar

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Hoteleira

- Conhecimentos gerais da hotelaria moderna;
- Organograma geral do Hotel;
- Departamento de Governança – Estrutura e organograma;
- Função da governança;
- Governanta executiva;
- Treinamento de equipes e supervisão;
- Padronização de serviços / qualidade no atendimento;
- Higiene e segurança no trabalho;
- Técnicas e programas de trabalho;
- Padrões de qualidade em governança;
- Áreas sociais e áreas de serviço;
- Orçamentos;
- Departamento de compras e auditoria;
- Controles;
- Governança e gerência de hospedagem;
- Visita técnica;
- Escalas de folgas;
- Uniformes;
- Enxoval;
Floricultura e paisagismo;
- Produtos químicos;
- Materiais e equipamentos de limpeza;
- Lavagem de carpete, cortinas, tapetes e estofados;
- Técnicas de limpeza, higienização e organização.

Hospitalar
- Conhecimentos gerais sobre instituições de saúde;
- Organograma geral de hospital;
- Departamento de governança hospitalar;
- Perfil profissional;
- Segurança no trabalho;
- Suprimentos: produtos químicos, material de limpeza, uniformes e suprimentos;
- Infecção hospitalar;
- Evasão de roupas e materiais;
- Técnicas e programas de trabalho – relatórios diversos;
- Implantação de controles;
- Padrões de qualidades;
- Governança e outros departamentos e setores de hospital.

Periodo: Manhã(8h30 às 12h), Noite(19h às 22h30) ou Sábado(8h às 13h)
Duração: Manhã ou Noite 05 Dias (17 Horas) ou Sábado 04 Dias (20 Horas)
Preço Normal: R$1.345,00

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS e ETIQUETA PROFISSIONAL

Conteúdo Programático:

• Organização de eventos:
• Definições /Conceitos;
• Classificação de eventos;
• Tipologia de eventos;
• Estrutura física dos centros de eventos;
• Eventos em hotel;
• Diversos tipos de montagens e utilidades;
• Organograma do Departamento de Eventos;
• Coordenação de Eventos;
• Perfil do profissional de eventos;
• Aspectos comerciais;
• O promotor de eventos;
• Público alvo;
• Formatação de orçamentos;
• Elaboração de cardápios – cozinha;
• Captação de Recursos – patrocinador e apoio;
• Infraestrutura, equipamentos e recursos humanos;
• Apoio operacional, logístico e apoio de pessoal e externo;
• Check-list das tarefas e ordem de serviços;
• Decoração, trajes, convites;
• Acompanhamento, controle, supervisão e finalização;
• Pós venda de um evento.
• Etiqueta e Protocolo
• A arte de receber: Postura, apresentação, convites e cartões de visita. Trajes: fraque, smoking, traje escuro e claro, traje esporte. Protocolo e cerimonial – funções e hierarquia;
• Procedimento: Chegada dos convidados e hóspedes. Convenções. Recepções;
• Concenções: Apresentações. Tratamentos - Linguagem protocolar. Tratamentos em sociedade. Tratamento em família. Tratamentos de militares. Telefone.
Discursos, saudações e brindes;
• Mesa: Mise-en-place. Tipos de mesa. Acessórios e decoração;
• Vesturário: Obrigações dos empregados. Uniformes. Secretária particular. Dama de Companhia. Mordomo, camareira, criada de quarto, babá. Motorista, arrumadeira, cozinheira, copeira;
• Recepção: A recepção e os lugares à mesa. Cardápio – composição. Serviço à Brasileira. Ordem de serviços (comidas, bebidas e sobremesas). Acompanhamentos. Queijos. Vinhos, licores, café e chá;
• Recepções oficiais e diplomáticas: Nacionalismo no protocolo brasileiro. Serviço brasileiro – almoço e jantar formal – banquetes. Cerimonial estadual e municipal. Desfiles e hinos. Corpo consular. Audiência e visitas oficiais. Falecimento de autoridades. Atividade prática.

Periodo: Manhã(8h30 às 12h), Noite(19h às 22h30) ou Sábado(8h às 13h)
Duração: Manhã ou Noite 05 Dias (17 Horas) ou Sábado 04 Dias (20 Horas)
Preço Normal: R$1.136,00

FORMAÇÃO de RECEPCIONISTA e ATENDIMENTO

Conteúdo Programático:

• Conceitos de empresa: hotéis, shoppings, joalherias, hospitais, bares, restaurantes, casas noturnas e feiras;
• A organização da empresa: organogramas e departamentos;
• O mercado de trabalho ontem e hoje;
• O departamento de recepção: funções e atribuições;
• O recepcionista: apresentação pessoal, postura profissional e o atendimento
• Como usar recursos de vestimentas, acessórios, maquiagem, cuidados com a pele e com os cabelos.
• Auto-imagem e auto-estima: investindo em você e gerando resultados para a empresa e para sua vida pessoal.
• A importância do papel do (a) recepcionista nas empresas - O que mudou no perfil do (a) recepcionista e o por quê?
• A diferença entre o amador e o “profissional de atendimento” ;
• Prontidão e disponibilidade / empatia e humanização;
• Conceito de cliente interno e externo sua importância e seu impacto no resultado do atendimento;
• Saiba como receber e acolher o cliente em sua empresa;
• As palavras mágicas na recepção e no atendimento ao cliente - usando frases e palavras de impacto positivo;
• Prontidão e disponibilidade / empatia e humanização - O que o cliente espera de você e da empresa?;
• Entenda o “processo” – amplie sua visão e melhore seu desempenho;
• Trabalho em equipe: o cliente percebe;
• A relação entre percepção e expectativa no atendimento - Como o cliente avalia a qualidade do serviço prestado?;
• Erros no atendimento ao cliente – como evitá-los? - Como atender clientes insatisfeitos e reclamações?;
• Legislação aplicada (Código de defesa do consumidor).

Periodo: Manhã(8h30 às 12h), Noite(19h às 22h30) ou Sábado(8h às 13h)
Duração: Manhã ou Noite 05 Dias (17 Horas) ou Sábado 04 Dias (20 Horas)
Preço Normal: R$1.136,00

LAVANDERIA HOTELEIRA / HOSPITALAR

EQUIPAMENTOS

- Descrição
- Análise
- Dimensionamento e tipos de lavanderias
- Centrífugas
- Calandras
- Secadoras
- Prensas
- Balança

INSTALAÇÕES

- Elétrica
- Hidráulica
- Vapor
- Esgoto

PLANTA FISÍCA

- Posição prédio
- Localização da lavanderia
- Dimensionamento da área física
- Fluxo de produção
- Divisão de áreas
- Localização dos equipamentos

MEIOS DE TRANSPORTES

- Da roupa suja
- Da roupa limpa
- Da roupa molhada
- Da roupa seca
- Chute, monta carga e carrinhos

TÉCNICAS DE PROCESSAMENTOS

- Coleta de roupa suja
- Separação
- Pesagem
- Centrifugagem
- Conserto
- Confecção
- Fórmulas
- Uso de produtos
- O problema de infecção hospitalar

ORGANIZAÇÃO

- Regimento
- Organograma
- Atribuições
- Normas administrativas
- Normas técnicas
- Rotinas
- Roteiros
- Impressos
- Relatório Mensal
- Quadro de pessoal
- Requisitos das funções
- Horários
- Dimensionamento
- Controle

TECIDOS

- Tipos
- Vantagens e desvantagens
- Vida útil

CONTROLE DE ROUPAS

- Objetivos
- Sistema de controle
- Insuficiência de controle
- Tentativas de controle

CUSTOS

- Objetivos
- Redução dos custos em função de um bom planejamento
- Organização e administração

Periodo: Sábado
Duração: Sábado 04 Dias (20 Horas)
Preço Normal: R$862,00

ADMINISTRAÇÃO DE RESTAURANTES E PLANEJAMENTO DE CARDÁPIO

Conteúdo Programático:

• Conceitos de empresa;
• Tipos de restaurantes: instalações e layout;
• Cafeterias como oportunidade de negócio;
• Plano de negócio – investimento inicial, custos e despesas;
• Gerenciamento de Recursos Humanos - delegação de poderes;
• Gerência por objetivos – planejamento;
• Conceitos de qualidade;
• Higiene (ambiental, pessoal e de alimentos) - características e manipulação de alimentos;
• Organização de sala e cozinha - setores anexos;
• Técnicas de organização e operação;
• Estratégias de compras - recebimento e estocagem de alimentos;
• Planejamento de cardápios: funções do cardápio, aspectos gráficos, redação, cor, tipo de papel, imagens, quantidade de pratos, carta de vinhos, cardápio de bebidas, métodos de precificação do cardápio;
• Fichas técnicas;
• Custos e determinação do preço de venda;
• Ponto de equilíbrio – margem de contribuição;
• Índices de desempenho – retorno do investimento;
• Marketing.


Periodo: Manhã(8h30 às 12h), Noite(19h às 22h30) ou Sábado(8h às 13h)
Duração: Manhã ou Noite 07 Dias (24 Horas) ou Sábado 05 Dias (25 Horas)
Preço: R$1.268,00

CAMAREIRA HOTELEIRA / HOSPITALAR

Conteúdo Programático:

HOTELEIRA

• Histórico da hotelaria;
• Tipos de hotéis (organograma) e hóspedes;
• Departamento de governança;
• A camareira do hotel;
• Perfil, higiene, deveres e responsabilidades;
• Comunicação verbal e não verbal;
• Carrinho de serviços e camareira;
• Rotinas – trabalho da camareira e supervisão de andares;
• Uso de E.P.I.S. (equipamentos de proteção individual) e EPC’s (coletivo);
• Produtos químicos;
• Utensílios de limpeza;
• Controles específicos do departamento;
• O frigobar;
• A lavanderia;
• Máquinas, equipamentos e processos de lavagens;
• Impresso;
• Técnicas de trabalho / aula prática / vídeo;
• Supervisão de andares e áreas sociais;
• Prevenção de acidentes;
• Inspeção de serviços;
• Inventários e estoque de andares; • Prestação de serviços aos hóspedes;
• Tipos de hóspedes.

HOSPITALAR

• Histórico do hospital;
• Tipos de hospitais;
• Departamento de governança hospitalar;
• A camareira hospitalar;
• Perfil profissional;
• Segurança e prevenção de acidentes;
• Padronização de serviços;
• Técnicas de trabalho da Camareira Hospitalar;
• Rotina;
• Infecção Hospitalar;
• O frigobar;
• Produtos químicos;
• Tipos de limpeza;
• Máquinas e equipamentos;
• Controles específicos do departamento;
• Prestação de serviços aos pacientes.

Periodo: Manhã(8h30 às 12h), Noite(19h às 22h30) ou Sábado(8h às 13h)
Duração: Manhã ou Noite 05 Dias (17 Horas) ou Sábado 04 Dias (20 Horas)
Preço Normal: R$862,00

ADMINISTRAÇÃO DE CAFETERIA E FORMAÇÃO DE BARISTA

Conteúdo Programático

• A cafeteria como oportunidade de negócio;
• Como elaborar um plano de negócio;
• Gastos (investimento inicial, custos e despesas)
• Preço de venda; Ponto de equilíbrio; Margem de contribuição
• Como atrair clientes; Retorno do investimento;
• Fluxo de caixa; Apuração de resultados;
• Instalações e lay-out; Escolha do ponto de funcionamento
• Agregar valores e mix de produtos
• Diferenças e características das categorias de café;
• Cafés especiais – denominação de origem;
• Regiões do mundo produtoras de cafés especiais;
• Grãos: arábica e robusta;
• Processamento: da colheita ao grão verde;
• Torra e empacotamento;
• Métodos de preparação de café;Expresso : parâmetros
• Expresso: técnicas de extração
• Expresso: diagnóstico visual, olfativo e gustativo;
• Vaporização do leite;
• Produção de cappuccino nos padrões oficiais de competição;
• Manutenção e limpeza de moinho e máquina;
• Conservação e armazenamento adequado do café;
• A importância da profissão barista no Brasil e no Mundo.

• Cardápio:

• Expresso; Expresso “com chantilly”;
• Expresso “com espuminha de leite”;
• “Média” brasileira; Cappuccino;
• Chocolate cremoso; Moka;
• Shake de chocolate com café;
• Shake de morango com café.

Periodo: Manhã(8h30 às 12h), Noite(19h às 22h30) ou Sábado(8h às 13h)
Duração: Manhã ou Noite 03 Dias (11 Horas) ou Sábado 02 Dias (10 Horas)

GESTÃO DE AGÊNCIAS DE VIAGENS

Conteúdo Programático:

-Compreender o fluxo financeiro das agências e seus impactos.
-Funcionamento do processo de intermediação da agência x cliente x fornecedor;
-Áreas de apoio/suporte e seus papéis na agência: contas a pagar, contabilidade, contas a receber;
-O processo de emissão de uma reserva e o impacto contábil e financeiro na área administrativa;
-Os impostos incidentes nas operações;
-Ciclo de pagamentos, fluxo de operações e finanças que impactam o caixa no dia-a-dia;
-Sustentabilidade financeira.

Periodo: Noite(18:45 às 22:45) ou Sábado(8h às 13h)
Duração: Noite ou Sábado 02 Dias (08 Horas)

AGENTE DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Conteúdo Programático:

-Informar e orientar turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos;
-Prestar informações históricas, culturais e artísticas locais em postos de atendimento ao turista.

Periodo: Noite(18:45 às 22:45) ou Sábado(8h às 13h)
Duração: Noite ou Sábado 02 Dias (08 Horas)

Para Maiores Informações

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