Comissão Própria de Avaliação

O que é?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela coordenação do processo de Avaliação Institucional da faculdade, cuja orientação se baseia nos princípios e nas diretrizes do SINAES e no roteiro de auto-avaliação institucional da CONAES.

A Lei nº. 10.861/2004, no seu Art. 3º, estabelece as dimensões que devem ser foco da avaliação institucional e que garantam, simultaneamente, a unidade do processo avaliativo em âmbito nacional e a especificidade de cada instituição.
Conforme consta no Roteiro de Auto-avaliação Institucional - Orientações Gerais, a auto-avaliação está organizada em três núcleos: núcleo básico e comum, que contempla tópicos que devem integrar os processos de avaliação interna de todas as IES; núcleo de temas optativos que contém tópicos que podem ser ou não selecionados pelas IES para avaliação e que devem ser entendidos como sugestões para as reflexões e discussões sobre a instituição, e o núcleo de documentação, dados e indicadores, que são apresentados documentos que podem contribuir para fundamentar e justificar as análises e interpretações.
O processo de obtenção de informações que contemplam essas dimensões devem ser o foco da auto-avaliação da HOTEC sendo, majoritariamente, desenvolvido a partir de pesquisas quantitativas, realizadas por meio da aplicação de instrumentos de coleta apropriados e diferenciados, em todos os níveis de atuação da Faculdade.

As pesquisas foram e serão desenvolvidas de forma a permitir uma análise da área acadêmica, cuja ênfase é dada ao processo de ensino-aprendizagem no âmbito da graduação, considerando se as características relevantes de seus principais atores, a saber: corpo docente, organização e gestão da instituição especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados e a participação dos segmentos da comunidade nos processos decisórios, corpo discente, monitores, coordenadores de cursos de graduação e da pós-graduação; a área administrativa abrangendo a infra-estrutura física (especialmente a de ensino, biblioteca, recursos de informação e comunicação) e humana do corpo técnico-administrativo da gestão (aspectos relacionados às condições de funcionamento e de serviços e atendimentos, tais como: serviço de reprografia; secretaria acadêmica, biblioteca, laboratórios, manutenção, conservação e limpeza dos espaços físicos da Faculdade (salas de aula, salas de estudo etc.); do grau de contribuição social, político e econômico decorrente do ensino no âmbito da graduação, através de uma pesquisa específica junto aos egressos da graduação, visando conhecer o seu desempenho profissional ? um dos mais importantes indicadores da qualidade do serviço prestado pela Hotec).
Quanto ao segmento da Pós-graduação da Faculdade, o principal mecanismo de avaliação interna é o relatório que contém as informações disponibilizadas no Sistema Nacional de Avaliação da CAPES.
Adicionalmente, pesquisas de avaliação junto ao segmento discente da pós-graduação, serão realizadas visando conhecer a opinião do alunado quanto aos aspectos pedagógicos e também uma avaliação do ambiente acadêmico.



Cronograma de Atividades 2019
Portaria de nomeação CPA 2019

Relatórios

Relatorio Geral 2017
Relatório HOTEC CPA 2018